Primeiro Centro Municipal de Mediação do país entra em funcionamento

centro mediacao coroa

Começou a funcionar esta semana, no dia 11 de janeiro, o primeiro Centro Municipal de Mediação Comunitária do país, inaugurado em dezembro no Morro da Coroa, na região central do Rio de Janeiro. A iniciativa busca promover a solução de conflitos sem que seja necessário recorrer à Justiça, colaborando para evitar a judicialização excessiva e a sobrecarga do judiciário.

A prefeitura do Rio assinou um acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) assegurando não só o funcionamento do espaço, como também a formação de pessoas da própria comunidade interessadas em atuar como mediadores. A capacitação desses moradores será feita por instrutores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJ/RJ e terá aulas teóricas e práticas de resolução de conflitos. A qualificação dos futuros mediadores prevê que eles participem ativamente do atendimento ao público realizado no Centro para que adquiram a experiência necessária para a função.

O Centro Municipal de Mediação Comunitária do Morro da Coroa recebeu o nome de desembargador Paulo César Salomão em homenagem ao magistrado que faleceu em 2008. Outros sete centros de mediação devem ser inaugurados até julho deste ano, estando a entrega do próximo centro prevista para fevereiro na comunidade da Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro.