FGV Projetos apoia evento de arbitragem em Brasília

Arbitragem Brasilia  TamanhoPadrao

Foi realizado no dia 14 de março, em Brasília, o seminário O Papel do STJ na Arbitragem Doméstica e Internacional, que resultou de uma parceria do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CNJ) com a FGV Projetos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e o Instituto Innovare.

Participaram do encontro os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, João Otávio de Noronha, Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze, Nancy Andrighi, Og Fernandes, Paulo Dias de Moura Ribeiro, Paulo de Tarso Sanseverino, Raul Araújo, Ricardo Villas Bôas Cueva, Ruy Rosado, Sidnei Beneti, e o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto. Também estiveram presentes a coordenadora de projetos da FGV Juliana Loss e os professores da FGV Márcio Guimarães e Nelson Eizirik, além de embaixadores, juízes, servidores públicos e profissionais do meio jurídico.

Com o objetivo de reforçar a importância da arbitragem como método alternativo de solução de litígios, foram debatidos assuntos variados sobre o tema, que incluíram desde aspectos mais amplos como a nova lei de arbitragem e a jurisprudência do STJ até questões específicas como a arbitragem no contexto societário e no âmbito da administração pública.

Também com foco na prática da arbitragem no Brasil e em outros países, a FGV Projetos e a Câmara de Mediação e Arbitragem da FGV, apoiadas pela Universidade de Saint Gallen, pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e pela Souza Cruz, realizaram no dia 11 de março, no Rio de Janeiro, o seminário Desafios e Oportunidades na Arbitragem Doméstica e Internacional. O evento contou com a participação de ministros do STJ, promotores, advogados, empresários e acadêmicos.