Capacitação

Capacitação

FGV Direito SP e o Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da FGV oferecem cursos de capacitação para mediadores, habilitando-os com os conhecimentos necessários para o exercício do bom desempenho profissional.

A FGV Direito SP disponibiliza um curso de Formação em Mediação, que tem como público-alvo profissionais com graduação universitária, na área jurídica ou não, que lidem com conflitos de qualquer natureza e desejem desenvolver habilidades ou aprofundar competências para a mediação.

O curso tem como objetivo fornecer ao mediador o embasamento teórico necessário, ao apresentar os conceitos da mediação, sua dinâmica e técnicas, além de trabalhar a comunicação e o impacto das emoções na gestão das diferenças de percepção, interpretação, escuta e elaboração da agenda de discussão. O programa atende aos requisitos de formação teórica exigidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para atuação como mediador judicial.

Os alunos aprovados no curso de Formação em Mediação poderão matricular-se no Módulo Prático de 80 horas, que corresponde a um estágio supervisionado, no qual terão a oportunidade de aprender na prática as técnicas da mediação. O Módulo Prático será realizado após o término do curso teórico.

O IDE oferece online os cursos de Mediação e Arbitragem e de Negociação. O curso de Mediação e Arbitragem tem como objetivo apresentar os métodos alternativos ao Poder Judiciário para solução de conflitos e resolução de disputas. Para isso, aborda os vínculos entre os conceitos e a terminologia técnica utilizados pela legislação, pela doutrina e pela jurisprudência. Além disso, aborda ainda a realidade da negociação, seus dilemas usuais e as múltiplas soluções que as partes envolvidas concebem para enfrentá-los.

Já o curso de Negociação tem como propósito analisar os componentes, o papel dos atores e as forças que motivam e pressionam as partes diretamente envolvidas em uma negociação. Assim, o curso trata de uma visão sobre os processos de relacionamentos humanos e sua aplicabilidade no ambiente organizacional.