Cadernos e Publicações FGV

Cadernos e Publicações FGV

Cadernos e Publicações FGV
Cadernos e Publicações FGV
Cadernos e Publicações FGV

 

Cadernos e Publicações FGV
A publicação Cadernos FGV Projetos: Mediação foi organizada em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público. A publicação conta com entrevistas do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e do professor norte-americano Dwight Golann, e de um depoimento do presidente da Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. O relator da lei de mediação, ministro Luis Felipe Salomão, participa com um artigo, ao lado da desembargadora Jacqueline Montenegro e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Coêlho, entre outros especialistas. Para ler a edição do periódico Cadernos FGV Projetos sobre o tema, clique aqui.

 

capa_caderno_concursos

Cadernos FGV Projetos – Concursos Públicos, Avaliações e Certificações 

A realização de concursos públicos, avaliações e certificações contribui para o aprimoramento da gestão pública e da qualificação profissional. O número de vagas tem aumentado nos últimos anos, o que suscitou uma série de desafios que tocam tanto as organizadoras de exames quanto os órgãos públicos e conselhos profissionais. Para ler a edição do periódico Cadernos FGV Projetos sobre o tema, clique aqui.

 

 

81gmoelf4cl
Mediação, Conciliação e Arbitragem

A obra trata de todos os temas importantes relacionados aos meios de solução de conflitos. Inicia com os comentários à Lei no 13.140, de 2015; prossegue comentando a Resolução no 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça; comenta o Código de ética de conciliadores e mediadores judiciais (também do CNJ), lança-se aos comentários à Lei da Arbitragem, com as alterações adotadas pela recente Lei no 13.129, de 2015, e, por fim, comenta os dispositivos do novo Código de Processo Civil que tratam da conciliação e da mediação.

 

A publicação é vendida pela Editora FGV, por R$ 59,00.

 

conhecendo_a_justica_brasileira_page_001

Conhecendo a Justiça Brasileira

O pleno exercício democrático só é possível por meio da compreensão dos direitos e deveres por parte do cidadão comum. No entanto, a complexidade da estrutura da Justiça brasileira torna, por vezes, seu acesso difícil àqueles que não possuem formação jurídica. O livro “Conhecendo a Justiça Brasileira” pretende aproximar o cidadão do Estado, apresentando, de forma clara e didática, em linguagem acessível, o funcionamento das diversas instâncias jurídicas do país. Realizado a partir de extensa pesquisa da qual participaram desembargadores, advogados e procuradores, o livro é o primeiro de uma série dedicada às instituições brasileiras.

Idealizado e organizado pela FGV Projetos, a publicação será vendida pela Editora FGV, por R$ 30,00.

http://editora.fgv.br/conhecendo-a-justica-brasileira

 

 

 

exame-de-ordem-em-numeros-3-capa

Exame de Ordem em Números – Volume III 

O terceiro volume de Exame de Ordem em Números, publicação realizada juntamente com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, oferece um panorama do desempenho dos candidatos do Exame de Ordem desde 2010 – ano em que passou a ser realizado pela FGV Projetos. Além de trazer análises e dados atualizados sobre o ensino superior em Direito no Brasil, o estudo inclui informações inéditas sobre o perfil, a percepção e o desempenho dos examinandos e das Instituições de Ensino Superior no Exame da Ordem, devido à realização de uma pesquisa online realizada com habilitados para a segunda fase da XVII edição do Exame de Ordem Unificado. Para ler a publicação, clique aqui.

 

 

screen-shot-2014-12-02-at-5.22.18-pm

Exame de Ordem em Números – Volume II

O segundo volume de Exame de Ordem em Números, publicação realizada juntamente com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, oferece um panorama do desempenho dos candidatos do Exame de Ordem desde 2010 – ano em que passou a ser realizado pela FGV Projetos. Publicado em outubro de 2014, o estudo contempla dados atualizados sobre a formação superior em Direito e o mercado profissional da advocacia no Brasil, além de explorar as principais estatísticas de desempenho de examinandos e Instituições de Ensino Superior do II ao XII Exame de Ordem Unificado. Para ler a publicação, clique aqui.

 

capa_estudos_10

Administração Pública e Gestão do Poder Judiciário

O crescimento hoje experimentado pelo Brasil gera uma maior compreensão entre os cidadãos brasileiros sobre o funcionamento do país e aumenta a exigência em relação aos serviços prestados à população. Por causa disso, torna-se necessário que o Estado aprimore a qualidade dos seus serviços por meio de modernização, transparência e eficácia de seus sistemas.

Com isso em mente, a Fundação Getulio Vargas lança a publicação Administração Pública e Gestão do Poder Judiciário. O trabalho trata de um encontro realizado no Rio de Janeiro e em Brasília, que promoveu o intercambio de informações entre palestrantes brasileiros e alemães. Para ler a publicação, clique aqui.

 

capa_n12

Cadernos FGV Projetos – Poder Judiciário e Gestão Eficiente

O processo de reestruturação e modernização do Poder Judiciário, por meio de uma gestão eficiente é o tema abordado nesta edição. Para oferecer à sociedade brasileira uma melhor prestação jurisdicional, o Judiciário implementou uma série de iniciativas, que vão desde a produção de indicadores de desempenho a mudanças organizacionais a partir de uma perspectiva gerencial. Para ler o periódico Cadernos FGV Projetos sobre o tema, clique aqui.